Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

II Guerra Mundial

 

coletânea de documentos

 

(não exaustiva)

 

 

 

 

 

 

 

  Bookmark and Share

 

Início da invasão da Polônia: soldados alemães arrancam cancela de posto fronteiriço

Nota: O LEGIONÁRIO deu amplíssima cobertura a tão importante assunto. E isto de tal modo que nos seria impossível reproduzir todos seus artigos então publicados. Para um estudo mais aprofundado do tema, sugerimos a consulta direta aos arquivos do referido periódico.

*     *     *

1939-08-27 - OS RECENTES ACONTECIMENTOS PROPORCIONARAM UMA CONFIRMAÇÃO SENSACIONAL ÀS PREVISÕES DESTA FOLHA. Toda a orientação política do "Legionário" girou sempre em torno da convicção central e fundamental de que entre o nazismo e o comunismo a aparente oposição se resolvia, em última análise, em uma mal disfarçada solidariedade. Para provar a seus leitores quanta razão lhe assistia, publicamos aqui uma resenha de todas as notícias e comentários que [o “Legionário”] fez no ano corrente, prevendo o monstruoso conúbio que o mundo inteiro contemplou boquiaberto e estarrecido. Não nos move um pensamento de vanglória, mas um desejo de encaminhar para o conhecimento da verdade objetiva o maior número possível de leitores.

1941-07-06 - As relações entre o Nazismo e o Comunismo - Um listado das várias denúncias do "Legionário" acerca da essencial identidade entre o comunismo e o socialismo, demonstrando a solidariedade efetiva entre ambos regimes, bem como previsões feitas à época do que ora está sucedendo (o "conflito" entre a Rússia soviética e a Alemanha de Hitler).

1939-09-10 - REFLEXÕES À MARGEM DA GUERRA TEUTO-POLACA. O “Legionário” ama com igual afeto todos os povos do mundo. Entretanto, este amor ao próximo tem que ter como fonte e como medida o amor a Deus. Por isto, as nações católicas, unidas a nós pelo vínculo incomparavelmente vigoroso e doce da Fé, merecem de nós um afeto particularmente ardoroso. E o que nos povos católicos mais amamos não é e não pode ser a sua grandeza temporal, o valor de sua cultura ou o esplendor político e militar de suas tradições, mas a adesão que elas prestam ao ensinamento da Igreja. Jornal católico, o “Legionário” se recusa obstinadamente a se envolver em conflitos meramente políticos e temporais, quer entre os povos quer entre os partidos. Desde que, entretanto, os interesses da Igreja sejam afetados por tais conflitos, tomaremos atitude firme e desassombrada - Denunciamos o brutal bombardeio do Santuário de Nossa Senhora de Chestocowa como um triste prelúdio da perseguição religiosa que grassará na Polônia se não for vencedora - O comunismo e o nazismo nada tem de antagônico entre si. Uma só coisa lhes interessa: é destruir a Igreja.

1939-12-31 - A GUERRA MAIS ENIGMÁTICA DE NOSSO SÉCULO. Daladier declarou que aproveitará o inverno para construir uma nova [linha de “proteção”] Maginot atrás da atual... se não houver a ofensiva. O que significa o reconhecimento oficial da vulnerabilidade da Maginot, sem o que não seria necessário construir outra atrás dela. - Em 1913, 47,5% da importação russa provinha da Alemanha. Em 1929, sob o governo do grande estadista católico Bruening, a exportação da Alemanha para a Rússia caiu para 22,5%. Subindo Hitler ao poder, registrou-se um aumento para 42,5% - A única réstia de luz ainda é a perspectiva de um triunfo diplomático do Vaticano que restabeleça na Europa aquela paz justa e honrosa que só à sombra da Igreja se poderá converter em realidade. A não prevalecer tal possibilidade, teremos uma paz sem justiça e sem honra, ou um estado de pseudo-guerra. E, acobertado por essa situação, a violência campeando infrene em países inocentes como a Finlândia, enquanto uma modorra inglória anestesia a opinião geral, disposta a dormir tranqüila sob a égide de um guarda-chuva.

1945-02-11 - FIM DE GUERRA. As incompreensões que teve de enfrentar o “Legionário” na sua luta contra o nazismo; descrição de como deveria ser o processo ao regime hitlerista; a expansão do comunismo na Europa será uma catástrofe que repercutirá na América.

1945-05-06 - O CREPÚSCULO DOS JUNKERS. É heresia pretender que haja algum povo perpétua e necessariamente mau, incapaz de virtudes e incapaz de se salvar. As qualidades e defeitos dos prussianos, desde a Idade Média até nossos dias. Gênese profunda do nazismo. Solução verdadeira para combater as causas do regime hitlerista.

1945-05-13 - A GRANDE EXPERIÊNCIA DE 10 ANOS DE LUTA. Análise das origens mais profundas da II Guerra; os novos perigos que se apresentam para a Cristandade; a grande lição a tirar das recentes catástrofes: "In hoc signo vinces" [Com este sinal - a Cruz - vencerás], disse uma Voz a Constantino num momento em que parecia incerta a sorte das armas. Essa Voz não se calou durante quinze séculos, e ainda hoje é a mesma a sua mensagem para o mundo hodierno.

1945-05-13 - AO CELEBRARMOS O ADVENTO DA PAZ, NÃO NOS ESQUEÇAMOS DA LIÇÃO QUE ENCERRA ESTA GUERRA. Retrospecto dos principais fatos do grande conflito. As previsões do "Legionário" e suas realizações.

1945-05-13 - REGINA PACIS. Não é sem um desígnio da Providência que a paz se firma precisamente no mês de maio, consagrado a Maria Santíssima. Esmagado o nazismo, devemos pedir a Nossa Senhora a derrota do comunismo. Transcrição dos comentários do Beato (hoje Santo) Luiz Maria Grignion de Montfort sobre o "Inimicitias ponam".

1945-05-20 - VACINA. Os processos de esquecimento da opinião pública quanto às grandes atrocidades, como as cometidas pela Revolução Francesa e pelo nazismo. A ciência criminal tem demonstrado de modo irretorquível que a narração de crimes, feita com sensacionalismo, é nociva às massas. Evitando tal inconveniente, saber extrair dos horrores nazistas a vacina tirada do próprio mal.

1945-06-03 - MUDOU O COMUNISMO ? "Morreu o nazismo e também o comunismo" (dizem). O comunismo poderá fazer o que entenda enquanto o burguês anestesiado dorme o seu sono delicioso. Desnorteados, muitos são os que pensam que realmente o comunismo é outro: um stalinismo que respeitaria os grandes direitos essenciais da pessoa humana...

1945-06-10 – AINDA O COMUNISMO. Desfazendo o "bluff" da mudança que teria ocorrido no comunismo; todas as grandes revoluções têm feito recuos estratégicos. Exemplo: a Revolução Francesa. A Igreja condenou não só o comunismo, mas o socialismo.

1945-07-29 - FEB (Força Expedicionária Brasileira). "Da Europa recebemos missionários, à Europa pagamos com cruzados." Os mais elevados e profundos significados da participação do Brasil na II Guerra Mundial.

1945-10-14 - O COMUNISMO. Seu materialismo conduz ao despotismo tirânico policialesco, à coerção do direito de propriedade e à dissolução da família. Diante do comunismo e de suas nefastas consequências, o católico convicto deve erguer-se com desassombro, depositando toda confiança na Barca de Pedro que jamais desaparecerá.

1946-06-16 – FALSA ALTERNATIVA.  Muitos há que têm pensado que diante da inevitável alternativa entre o excesso da liberdade ou o abuso de autoridade, o liberal era partidário do primeiro e a Igreja do segundo. A Igreja contesta o valor científico da alternativa anarquia-despotismo. Há uma raiz comum entre o liberalismo e o despotismo. Que despotismo? As questões de cor política não interessam. O despotismo é sempre despotismo. Qual a atitude verdadeiramente eficaz ante um monstro apocalíptico, reunindo a falsidade da raposa à violência do tigre?

1946-10-06 - SETE REFLEXÕES SOBRE A SENTENÇA DE NUREMBERG. Como de costume, seremos imparciais, e mostraremos que de ambos os lados houve erros e falhas muito graves a assinalar quanto àquele Tribunal. Não foi jamais nas fileiras dos fanáticos de qualquer causa que o “Legionário” recrutou seus amigos. Desejamos tão somente os aplausos dos que colocam acima de tudo "o reino do Céu e sua justiça", e do alto deste ideal sabem considerar com imparcialidade as rivalidades dos homens.


Bookmark and Share