Plinio Corrêa de Oliveira
Beato Stefano Bellesini: pureza, firmeza, bondade e ascese
Trecho do Santo do Dia de 8 de março de 1985 |
|
Comentários sobre Genazzano e o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho: (...)
* Corpo incorrupto do Beato Stefano Bellesini (1774-1840 - foi pároco na cidade italiana de Genazzano, onde se encontra o milagroso afresco de Nossa Senhora do Bom Conselho. São Pio X o beatificou em 1904, sendo assim o primeiro pároco a ser elevado à honra dos altares; sua festa se comemora no dia 3 de fevereiro).
Vejam os Srs. o que é! Isso é o próprio rosto dele! Tem uma leve camada da cera, mas é o corpo incorrupto, com os cabelos, tudo. É impossível que os Srs. não notem a expressão de pureza que se evola da fisionomia dele. Pureza e firmeza. Olhem a linha aquilina do nariz. De outro lado, ascese: não é nenhum daqueles gordões que estão na praça. É um homem que vive para o sacrifício, para a mortificação. Uma certa suavidade, uma certa doçura indefinível. Ele foi o grande devoto de Nossa Senhora de Genazzano. No momento em que eu falo aos Srs., tenho comigo uma relíquia dele. E no final da reunião, quando rezarmos para os santos, vamos rezar para ele.
Nota: Em 2010, foi publicada uma obra com documentos até então inéditos ("Da Napoleone a Leone XIII – Documenti storici sul Santuario di Genazzano", Edizioni Madre del Buon Consiglio, Genazzano). Entre esses encontra-se um manuscrito com uma oração composta pelo Bem-aventurado a São Luis Gonzaga (que era o nome de Batismo de Don Bellesini): (tradução livre deste site) "Ó Luis Santo, adornado com angélicos costumes, eu, indigníssimo vosso devoto, me coloco sob sua proteção especialmente a castidade de minha alma e de meu corpo. Peço-vos, pela vossa angélica Pureza, de me colocar sob a proteção do Cordeiro Imaculado Cristo Jesus e à Sua Santíssima Mãe Maria, Virgem das virgens. Protegei-me de qualquer pecado grave. Não permita que eu me macule com qualquer mancha de impureza, mas quando me vejais na tentação ou perigo de pecar, afastai de minha mente os pensamentos impuros e de meu coração todos os afetos imundos. E despertando em mim a memória da eternidade e de Cristo crucificado, pelo contrário, imprimi em meu coração um santo temor de Deus e abrasai-me de amor divino, imitando-vos e deste modo poder gozar a Deus no Céu. Assim seja. Um Pai-Nosso e Ave-Maria (op. cit., pags. 89 e 90). Quem receber alguma graça ou milagre por intercessão do Beato Stefano, favor tomar contato com a Postulação geral da Ordem Agostiniana, Via Paolo VI, n. 25 - Roma. |