O importante papel que a igreja do

Sagrado Coração de Jesus desempenhou na formação de

Plinio Corrêa de Oliveira

 

 

 

 

 

 

  Bookmark and Share

Da obra "O CRUZADO DO SÉCULO XX – Plinio Corrêa de Oliveira", Roberto de Mattei, Editora Civilização, Porto, 1997, Cap. I, tópico 3):

(clique em qualquer foto para vê-la ampliada)

 

A igreja do Sagrado Coração, edificada no bairro dos Campos Elíseos (na capital paulista), foi construída entre 1881 e 1885, e confiada aos salesianos. O Padre Gaetano Falcone foi por longos anos o Reitor do Santuário

 

Numa época em que Leão XIII havia exortado a colocar no Coração de Jesus "toda a esperança, a pedir-Lhe e esperar d'Ele a salvação" (Leão XIII, Enciclica Annum Sacrum, de 25 de Maio de 1889, in "Le Fonti della Vita Spirituale", (1964), vol. I, p. 198. A consagração do género humano ao Sagrado Coração, anunciada por Leão XIII na sua Encíclica, ocorreu em 11 de Junho de 1890), a devoção que caracterizou a vida de Dª Lucília foi a do Sagrado Coração de Jesus, que é por excelência a devoção dos tempos modernos. Uma igreja dedicada ao Coração de Jesus erguia-se não longe da casa dos Ribeiro dos Santos. A jovem mãe visitava-a todos os dias, levando consigo Plínio e a sua irmã Rosée. Foi aqui, no clima sobrenatural que caracterizava as igrejas de outrora, observando a mãe em prece, que se formou no espírito de Plínio aquela visão da Igreja que o marcou profundamente. "Eu percebia – recordaria Plínio Corrêa de Oliveira - que a fonte do seu modo de ser estava na sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus, por meio de Nossa Senhora". Dª Lucília permaneceu sempre fiel à devoção da sua mocidade. Nos últimos anos da sua vida, quando as forças já não lhe permitiam dirigir-se à igreja, permanecia longos períodos em oração, até altas horas da noite, diante de uma imagem de alabastro do Sagrado Coração de Jesus, entronizada no salão principal da sua moradia.

 

 

 Nave central

 

Altar-mor

 

Altar-mor, detalhe

 

 Pintura, atrás do altar-mor, parede ao alto

 

 

 Altar lateral

 

 Nesta igreja, em que se destacava na nave lateral direita uma bela imagem dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora, desenvolveu-se a devoção do jovem Plínio por Nossa Senhora Auxilium Christianorum de Lepanto e do Santíssimo Rosário

 

 Idem - pormenor

 

Altar lateral, a discussão do Menino Jesus no Templo com os doutores

 

Vídeo deste Santuário, durante solene celebração (Missa por ocasião do centenário de nascimento de Plinio Corrêa de Oliveira, 13 de dezembro de 2008. Os estandartes que se vêem não são da TFP brasileira, mas de outras entidades dos Estados Unidos e da Europa, inspiradas nos mesmos ideais do intelectual e líder católico do Brasil)