Catolicismo, n 554, fevereiro de 1997 (www.catolicismo.com.br)

Personalidades italianas felicitam o autor do livro ["O Cruzado do século XX - Plinio Corrêa de Oliveira"]

1) Carta do Reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Pe. Giuseppe Pittau, S.J.:

Muito lhe agradeço a gentileza de oferecer-me o precioso volume de sua autoria Il Crociato del Secolo XX - Plinio Corrêa de Oliveira. O livro consegue descrever de maneira muito atraente e profunda a figura deste eminente líder católico e homem de ação.

Com grande visão e coragem, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu a Igreja e o Papado contra os totalitarismos deste século, bem como contra certas tendências que procuravam destruir os valores cristãos.

Com os sentimentos de profunda gratidão e sincera admiração

Giuseppe Pittau, S.J.

2) Carta do Cardeal Opilio Rossi:

Recebi seu esplêndido volume Il Crociato del Secolo XX - Plinio Corrêa de Oliveira, que o Sr. teve a gentileza de me enviar. Fico-lhe especialmente agradecido, pois veio completar o conhecimento que tinha até agora deste grande pensador e homem de ação católico. Estas páginas me fazem reviver problemas e situações da Igreja na América Latina, onde tive ocasião de passar vários anos a serviço da Santa Sé.

Com distinta consideração

Opilio, Cardeal Rossi.

3) Do Cardeal Paul Augustin Mayer, O.S.B.:

Com a biografia de Plinio Corrêa de Oliveira - Il Crociato del Secolo XX, o Sr. me faz uma dádiva pela qual lhe fico muito agradecido. De tato, tinha um conhecimento indireto do professor e de sua obra, e agora fico satisfeito de poder conhecê-lo melhor, com o auxílio da bem documentada biografia, escrita com tanta competência pelo Sr.

O livro traz à luz fatos conhecidos por poucos, e poderia servir para um juízo mais sereno sobre alguns aspectos da história recente e contemporânea.

4) De Vittorio Messori, considerado o escritor católico mais vendido na atualidade, autor de livros-entrevistas com João Paulo II e com o Cardeal Ratzinger, dos quais se venderam milhões de exemplares:

Caro de Mattei,

Muito obrigado pelo volume sobre Plinio Corrêa de Oliveira. É verdade que não concordo com tudo, mas ele me interessa muito.

Renovando meus sentimentos de estima e amizade Atenciosamente

Vittorio Messori

5) Do jornalista e escritor Mario Spataro

Caro Prof. de Mattei,

Agradeço-lhe a cortesia de me enviar seu livro Il Crociato del Secolo XX, que já comecei a ler.

Com esta e outras iniciativas semelhantes, o Sr. está lançando a semente da qual se beneficiarão as futuras gerações. Queira aceitar meus agradecimentos e felicitações. Cordiais saudações

Mario Spataro

6) Do Arcebispo Mons. Elio Sgreccia, vice-presidente da Pontifícia Academia para a Vida, teólogo-moralista de João Paulo II, a cuja autoria são atribuídas grande parte das encíclicas Veritatis Splendor e Evangelium Vitae.

Caríssimo Prof. de Mattei

Agradeço-lhe com particular estima a biografia de Plinio Corrêa de Oliveira. Faço votos para que esta personalidade seja particularmente conhecida nos meios católicos italianos, de modo a ajudar os leigos comprometidos a retomar a própria identidade e viver a própria missão.

Com calorosas e cordiais saudações

Elio Sgreccia

 

7) Excertos da carta do Pe. Anastasio Gutiérrez, consultor de vários dicastérios vaticanos:

Receba, caríssimo professor, minhas cordiais saudações e os meus agradecimentos, de todo o coração, pelo exemplar, com afetuosa dedicatória, de sua nova obra Il crociato del Secolo XX - Plinio Corrêa de Oliveira.

O prof. Plinio e a TFP tiveram a boa sorte de encontrar um biógrafo excepcional. Realmente não poderiam encontrar um biógrafo mais bem preparado e capaz de compreender a filosofia da história que o Prof. Plinio personificava. O prazer de navegar na filosofia da história, ao ler o Prof. Plinio, é aumentado e aperfeiçoado lendo seus comentários ao pensamento do Prof. Plinio.