Catolicismo, N 523, julho de 1994 (www.catolicismo.com.br)

"ANÁLISE PROFÉTICA" DO PROF. PLINIO CORRÊA DE OLIVEIRA

Comentando declarações prestadas à imprensa pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira sobre a Revisão Constitucional, o deputado Lael Varela (Bloco Parlamentar - MG) assim se exprimiu em discurso pronunciado na Câmara Federal, em 10 de maio último, retransmitido no dia 13 do mesmo mês pela "Voz do Brasil":

"Envolta desde o inicio numa série de confusões, a Revisão Constitucional foi interrompida, devido a um conjunto de fatores, dentre os quais cabe ressaltar a falta de coragem da maioria parlamentar em aprovar alterações necessárias mas polêmicas, em época de campanha eleitoral.

"Diante desse quadro, queria registrar nos Anais da Câmara os comentários feitos à imprensa do grande pensador brasileiro, de fama nacional e internacional, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição. Família e Propriedade - TFP:

""Estranha tristeza de acertar: é o que sinto com o impasse da Revisão Constitucional. Em meu livro Projeto de Constituição angustia o País, editado em 1987, previ sem desejá-lo, é claro, o malogro da Constituição vigente. E o malogro veio, tornando indispensável a Revisão Constitucional. Por sua vez, a Revisão veio e encalhou num impasse. Esse impasse pode deixar aberta a porta pela qual tudo indica que entrará triunfante o caos. Mas o triunfo do caos não é verdadeiro triunfo. Ele é uma derrota. O triunfo da morte é a catástrofe do morto.

""O que aguarda para o Brasil tal triunfo? Prefiro não afundar o olhar no tenebroso desse futuro mas elevá-lo até o Céu, para pedir o auxílio de Maria Santíssima".

"Senhor Presidente, essa é uma análise profética, a que eu me uno e coloco aos meus nobres colegas parlamentares para reflexão.

"Tenho dito".