Plinio Corrêa de Oliveira

AMBIENTES, COSTUMES, CIVILIZAÇÕES

Era mesmo de suspeitar que

"Catolicismo" aprovaria isso...

 

"Catolicismo" Nº 165 - Setembro de 1964

Bookmark and Share

 

Este grupo de pessoas, visivelmente de raça amarela, está reunido em torno de uma fogueira, cuja chama está sendo ateada por uma senhora que se vê à direita.

Do que se trata? Conjeturemos... parece uma cena vietnamita de há um ano atrás: partidários da família Ngo Dihn queimaram livros protestantes, budistas, etc.

Estamos a ver o arrepio de certos leitores liberais: como então? até isto? queimar livros? e só por motivos doutrinários? Oh! bem era de suspeitar que "Catolicismo" aprovaria um ato vandálico como este!

*   *   *

Ah, leitor liberal, sem querer te submeteste a uma experiência curiosa! Queres ver quem és? Pois ouve, e depois examina-te.

A foto mostra realmente uma queima de livros. Isto não obstante, tua ira vai minguar enormemente. É que não se trata de católicos queimando livros péssimos. Nesta cerimônia promovida em Jacarta pelo governo pagão da Indonésia, estão sendo queimados quinhentos livros em inglês, francês, holandês e alemão, num ato simbólico da decisão das autoridades, de combater o que elas chamam a subversão cultural, isto é, a penetração da cultura do Ocidente.

*   *   *

Não é que estás calmo?

Ó católico liberal, tu te imaginas e te dizes contrário à queima de livros, em tese.

Na realidade, essa queima só te molesta quando por meio dela a verdade triunfa do erro, e o bem esmaga o mal.

Com o que, então, és realmente alérgico? Com a queima de livros? Ou com a coerência e a firmeza no serviço da Verdade e do Bem?

Examina-te e responde.


Home