"Catolicismo", Nš 320, Agosto de 1977 (
www.catolicismo.com.br)TFP intercede por anticomunistas do Vietnã
Com referência ao salvamento de 88 vietnamitas, fugitivos das perseguições comunistas em seu país natal e recolhidos dias atrás no Mar da China pelo navio brasileiro "Frota Santos", da empresa "Frota Oceânica", o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional da TFP, enviou ao Sr. Antonio Azeredo da Silveira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o seguinte telegrama:
"A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade manifesta a V. Excia. seu júbilo por haver o cargueiro nacional "Frota Santos" recolhido no Mar da China 88 vietnamitas fugitivos da cruel perseguição comunista, doentes enfraquecidos, carentes de todos os recursos. Esta Sociedade manifesta outrossim profunda apreensão pela recusa das autoridades de Hong-Kong, onde o navio nacional está atracado, de receberem os fugitivos, tão injustamente lesados em seus direitos humanos.
Caso os bons ofícios de nosso Consulado em Hong-Kong não obtenham o desembarque dos beneméritos e simpáticos refugiados, peço a V. Excia. lhes franqueie o ingresso em território nacional, custeando o Governo brasileiro as despesas do transporte. Parece-nos um ponto de honra para nossa Pátria abrigar em suas vastidões as heróicas vítimas de nosso comum inimigo, isto é, o imperialismo mundial comunista.
Na antecipada certeza de que V. Excia. considerará com simpatia esse pedido, inspirado em sentimentos de justiça e caridade cristã com os quais temos certeza estar consonante a quase totalidade dos brasileiros, esta Sociedade agradece cordialmente. Apresento respeitosos cumprimentos.
Plinio Corrêa de Oliveira
Presidente do Conselho Nacional da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade".
Azeredo da Silveira responde
O Chanceler Azeredo da Silveira respondeu à mensagem do Presidente do Conselho Nacional da TFP, informando-o, nos seguintes termos, sobre a interferência simpática e seguida de êxito que o Itamaraty teve no assunto:
"Em resposta ao telegrama de V.S. de 18 de julho corrente, tenho o prazer de informá-lo de que, instruído o Consulado Geral de Hong-Kong, foram feitas gestões junto às autoridades daquela colônia e os 88 refugiados vietnamitas, recolhidos pelo "Frota Santos", ali desembarcaram e estão sendo assistidos pelos Serviços competentes de Imigração e pela Cruz Vermelha.
Cordiais saudações.
Antonio F. Azeredo da Silveira, Ministro de Estado das Relações Exteriores".