Parte I

 

A TFP Brasileira

 

 

 

 

Bookmark and Share

Um homem, uma obra, uma gesta – Homenagem das TFPs

a Plinio Corrêa de Oliveira
 

EDIÇÕES BRASIL DE AMANHÃ
Rua Javaés 681 – São Paulo
Impressão e acabamento
Artpress – Papéis e Artes Gráficas Ltda.
Rua Javaés 681 – São Paulo
s/d (1989)

 

Sede do Conselho Nacional da TFP brasileira

(atualmente, ou seja, fevereiro de 2014, é sede do INSTITUTO PLINIO CORREA DE OLIVEIRA, n.d.c.)

No presente livro foram registradas apenas as atividades externas das TFPs. As concernentes ao recrutamento e formação de seus propagandistas, à vida intelectual deles e aos trabalhos de caráter administrativo, aqui não figuram por razões de espaço.

Habitualmente, a preparação de um propagandista de cada uma das TFPs comporta conferências e reuniões, cursos, audição de fitas magnéticas, leitura e estudo individuais.

As TFPs têm constituído diversas casas de estudo, de onde vêm surgindo escritores de valor. Convém notar que as obras das TFPs são todas produzidas por estudiosos ou pesquisadores de seus próprios quadros, os quais tiveram sua formação intelectual e espiritual profundamente bafejada pelos ideais da tradição, da família e da propriedade [ver relação de algumas das obras editadas pelas TFPs em outro local deste volume].

As TFPs se mantêm financeiramente sobretudo graças ao apoio de colaboradores entusiastas, geralmente da classe média. Mas entre eles não faltam os de condição mais modesta.

Os propagandistas das TFPs procuram comunicar-se, o mais possível, com os membros da própria geração, a quem explicam os ideais que os animam, e promovem com freqüência dias de estudo para os jovens que mais se interessam pela matéria. Nesses dias de estudo, os meios audiovisuais e as atividades recreativas não são negligenciados.

CONSELHO NACIONAL

Presidente
Plinio Corrêa de Oliveira

Secretário
Paulo Corrêa de Brito Filho

Conselheiros
Adolpho Lindenberg
Celso da Costa Carvalho Vidigal
Eduardo de Barros Brotero
José Fernando de Camargo
José Gonzaga de Arruda
Luiz Nazareno de Assumpção Filho
Paulo Barros de Ulhôa Cintra
Plinio Vidigal Xavier da Silveira


DIRETORIA ADMINISTRATIVA FINANCEIRA NACIONAL
Superintendente
Plinio Vidigal Xavier da Silveira
Vice-Superintendentes
Eduardo de Barros Brotero
José Gonzaga de Arruda

Vogais
Adolpho Lindenberg
Milton Luiz de Salles Mourão


O texto do presente trabalho, até o ano de 1979, é o da documentada obra Meio Século de Epopéia Anticomunista (coordenação de Antonio Augusto Borelli Machado – Editora Vera Cruz, São Paulo, 1980, 4 edições, 39 mil exemplares), com algumas adaptações.

De 1979 em diante, no que toca à TFP brasileira, o trabalho de redação recorreu a muitas fontes, mas beneficiou-se de modo todo particular da consulta aos livros, artigos e outros documentos redigidos pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, e é grato mencionar aqui esta circunstância.

Tópico seguinte

Índice

Tópico anterior


Home

ROI campagne pubblicitarie